top of page

O que é a doença hemorroidária?

Hemorroidas são vasos sanguíneos presentes no canal anal. Elas dilatam e retraem conforme a pressão abdominal e participam do processo de continência anal.
A doença hemorroidária acontece quando essas hemorroidas se dilatam além do normal, tornando-se varicosas.

Os sintomas mais comuns relacionados à doença hemorroidária são sensação de nódulo no ânus e sangramento vermelho vivo indolor.

Quais os tipo de Hemorroida?

 

As hemorroidas podem ser classificadas como internas e externas. As internas estão dentro do canal anal e podem se apresentar como um prolapso que pode ou não retornar espontaneamente. Hemorroidas internas não doem, porque não possuem inervação de dor.


Hemorroidas internas são classificadas em 4 graus:

  • Grau I: não se exteriorizam através do ânus.

  • Grau II: exteriorizam através do ânus durante a evacuação, mas retornam espontaneamente.

  • Grau III: exteriorizam através do ânus e só retornam com manobra digital

  • Grau IV: estão permanentemente exteriorizadas

Como diagnosticar a hemorroida?

O diagnóstico das hemorroidas externas pode ser feito com a descrição dos sintomas e a observação médica. Para casos de hemorroidas internas, pode ser necessário realizar um procedimento chamado anuscopia, em que se faz necessário a inserção de um tubo fino e flexível no ânus, com uma câmera na ponta.

Como evitar o surgimento da doença?

Para prevenir o surgimento das hemorroidas, é necessário:

  • Manter o controle do peso, pois o excesso aumenta a pressão das veias locais;

  • Praticar exercícios físicos, para aumentar a irrigação sanguínea do ânus;

  • Não prender as fezes;

  • Aumentar a ingestão de líquidos e alimentos ricos em fibras;

  • Diminuir o tempo sentado no vaso sanitário.

IMPORTANTE: Mesmo com esses cuidados, pacientes grávidas e pessoas que praticam sexo anal com frequência ou que possuem tendência genética têm maiores chances de desenvolver a doença.

Qual o tratamento?

O tratamento das hemorroidas internas baseia-se na regularização do hábito intestinal com uma dieta rica em fibras e líquidos. Nos graus II ou III tratamento com ligadura elástica pode ser uma alternativa com bons resultados. Já nas hemorroidas grau IV, faz-se necessário tratamento cirúrgico.

Quando optado pelo tratamento cirúrgico, existem diversas técnicas: convencional aberta ou fechada, grampeada ou  THD – técnica que usa ultrassonografia Doppler para fazer a ligadura dos mamilos hemorroidários dentro do canal anal.

As hemorroidas externas ficam na borda anal e podem sangrar ou sofrer trombose. Quando há uma trombose, a apresentação clínica mais comum é dor de forte intensidade associada a inchaço local. O tratamento normalmente é clínico, baseado em analgésicos e banho de assento com água morna.

bottom of page