Segurança e ética médica
Determinar se um tratamento médico ou procedimento cirúrgico é seguro requer uma avaliação cuidadosa e envolve vários aspectos.
Confira algumas etapas que você pode seguir para ajudar a determinar a segurança de um procedimento médico
-
Médico
Ao escolher o profissional para a realização de qualquer procedimento cirúrgico, certifique-se de que o profissional possui formação acadêmica adequada e especialização reconhecida pela Associação Médica Brasileira –AMB. Para consultas no Consulte o cadastro do Conselho Regional de Medicina (CRM) clique aqui.
-
Hospital/Clínica
A equipe médica e hospital escolhidos devem realizar o atendimento e procedimentos conforme a legislação vigente e Código de Ética Médica. É sempre importante checar se a clínica privada e/ou hospital estão habilitados pelo CRM e Vigilância Sanitária para a realização do tratamento ou exame diagnóstico proposto.
-
Avaliação Pré-operatória
É fundamental que o paciente seja submetido a uma avaliação de risco operatório por meio de exames complementares, conforme a avaliação criteriosa e individualizada do cirurgião e anestesista. Caso seja necessário deverá ser solicitada uma avaliação clinica mais específica, como por exemplo: consulta com cardiologista ou pneumologista.
-
Protocolo de Cirurgia Segura
A equipe médica e hospital devem seguir o Protocolo de Cirurgia Segura do Ministério da Saúde/Anvisa1.
-
Termo de Consentimento Informado para Procedimento Cirúrgico (TCI)2.
O paciente e familiares devem receber informações e orientações da proposta terapêutica a ser empregada e estarem cientes dos potenciais riscos e complicações que podem ocorrem. E após o esclarecimento de todas as duvidas e questionamentos o paciente e uma testemunha devem preencher o TCI.